A gonorreia é uma das doenças sexualmente transmissíveis de maior incidência em nível mundial, afetando diversos indivíduos anualmente. Originada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode atingir qualquer pessoa, e, se não diagnosticada e tratada, pode resultar em problemas sérios. A seguir, exploraremos os sinais mais comuns, meios de contágio, métodos de detecção e maneiras de combate da infecção gonocócica.
Definição da Gonorreia
A gonorreia é uma doença causada por bactéria que afeta principalmente as estruturas do sistema genital, como canal urinário, cérvix, canal anal e faringe. Embora possa ser curada com antibióticos, a não identificação inicial pode levar a problemas de saúde significativos.
Como Identificar a Gonorreia
Os sinais da infecção podem variar conforme o indivíduo, e, em determinadas situações, a infecção pode ser assintomática. Se houver sintomas, os principais sinais podem ser:
Em Homens:
Eliminação de pus pelo órgão genital
Desconforto ao urinar
Inflamação na bolsa escrotal
Irritação no canal urinário
Manifestações Femininas:
Corrimento vaginal anormal
Ardência ao urinar
Sangramento vaginal irregular
Sensação dolorosa na penetração
Desconforto na região pélvica
Outras Manifestações:
A gonorreia também pode afetar a garganta, provocando irritação e desconforto, podendo se manifestar em outras áreas do corpo, causando irritação, secreção e inflamação.
Formas de Disseminação da Doença
O meio mais comum de contágio se dá através de relações sem proteção, abrangendo sexo oral, anal e vaginal. Ademais, a bactéria pode ser adquirida durante o parto, levando a infecções neonatais, gerando inflamações severas nos olhos.
Como Identificar website a Gonorreia?
A detecção da doença pode ser feito através de exames laboratoriais, incluindo:
Exame de análise urinária: avalia a existência da infecção na urina.
Coleta de secreção genital: realização de cultura bacteriana a partir de amostras biológicas.
Detecção genética da bactéria: método mais preciso para detectar a infecção.
Tratamento e Prevenção da Gonorreia
A cura depende da administração de antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. Todavia, com o aumento da resistência dos micro-organismos aos antibióticos, torna-se essencial aderir ao protocolo médico para evitar recorrências.